Por Mani Ceiba
Moro num país aonde não tem respeito
Aonde meu povo é tratado com preconceito
Tenho sangue indígena – cadê meus direitos?
Nesses trechos do rap PL490NÃO vamos conhecer João Francisco Lourenço Piraí, o autor desse e outros raps. Com 21 anos, começou a escrever as letras com 16, é indígena e encontra na música um caminho para se expressar: “Quero passar minhas ideias, relatar e ajudar incentivando alguém também.”
Eu canto pro meu povo
E toda a classe pobre
Que acorda cedo
Nunca foi uma moleza, que para ganhar o dia
O ser humano se acaba
Enquanto no planalto
Quem lucra é o da gravata
Nasceu e vive na Terra Indígena Barão de Antonina no município de São Jerônimo da Serra, Paraná, na bacia do rio Tibagi– PR. Filho de pai Kaingang e mãe Guarani, toca violão, desenha e gosta de muitos estilos de música: “Me sinto conquistado, tocado e identificado pelas músicas, não me importa o estilo ou cantor”. João tem um canal no Youtube onde mostra seus raps https://www.youtube.com/results?search_query=j+louren%C3%A7o
A pintura no meu corpo
Simboliza minha paz
Simboliza minha guerra
Pois não desisto jamais
A história desse território indígena onde João nasceu é marcada por luta e resistência. Que apesar de estar no passado, ainda vemos hoje em outras áreas e regiões.
Os territórios que atualmente configuram a Terra Indígena (TIs) Barão de Antonina estão ocupados há quase três mil anos pelos povos indígenas, sobretudo pelas etnias Kaingang e Guarani, que lidaram com uma verdadeira guerra contra a sociedade não indígena. Essa, interessada nos recursos naturais, minerais e no aproveitamento mercantil das terras, promoveu um processo de expropriação dos territórios tradicionalmente ocupados pelos indígenas.
Criada em 30 de agosto de 1911, através de um Decreto Federal, a chamada Povoação Indígena, que tinha como proposta a retirada dos indígenas daquela localidade para a elevação a município da localidade de São Jerônimo, foi extinta por uma Lei Estadual de 25 de março de 1922. Mas isso foi conquistado com muita resistência, articulações e estratégias destes povos para a defesa dos seus interesses e territórios. A presença atual dos indígenas nas TIs São Jerônimo e Barão de Antonina revela o resultado desse processo de luta, negociações, acordos, entraves e conflitos. Destacando também a imensa capacidade política indígena, assegurando parte de suas terras, mesmo em contextos muito desfavoráveis.
João conta que seu avô ainda tem muitas histórias sobre esse tempo e também sobre agora, ensinando aos mais novos o valor dessas terras que habitam e que eles sempre serão resistência.
“Tá no sangue”, diz João Lourenço.
Tá no sangue também a paixão de João e da aldeia pelo futebol. Finalizamos nossa tarde de conversa cheia de perguntas e música falando sobre futebol!
João disse que mais novo queria ser jogador de futebol e que joga no meio de campo. A aldeia tem três times, João joga no BARÃO, e há um torneio todo final de semana que recebe times de aldeias vizinhas.
Torcendo, lutando e apoiando sempre para que no presente e futuro das nações indígenas, as disputas sejam apenas em jogos. Assim que deve ser!
Referências:
Nival, Éder da Silva - A povoação indígena de São Jerônimo no Paraná
Terras indígenas Barão de Antonina.org.br
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