quinta-feira, 17 de junho de 2021

O reflexo da pandemia na jornada de trabalho feminina

Em meio à crise causada pela Covid-19, mulheres lideram taxa de desemprego



 Ilustração: Clóvis Lima 


Por Polliana Amorim e Ana Júlia 

Durante anos as mulheres vêm lutando contra a desigualdade de gênero existente no mercado de trabalho. Dificuldades como conciliar os afazeres domésticos com o serviço, a diferença salarial e o tratamento no ambiente de trabalho são exemplos do que elas enfrentam no dia a dia. Através de muita luta, o cenário vem mudando para melhor, porém, após o início da pandemia da Covid-19, em 2020, foi resguardado que mais da metade das mulheres estão fora do mercado de trabalho.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2020, afirmaram que o número de mulheres empregadas na segunda metade do ano foi de 45%, sendo o menor desde 1990.  Além disso, o número de trabalhadoras em tempo integral também diminuiu, pois muitas mulheres buscam serviços que ofereçam a possibilidade de conciliar o trabalho com a vida de mãe, visto que algumas crianças ainda estão estudando remotamente.

Foi comprovado também que, mesmo quando ambos os pais estão de home office, os homens não realizam a mesma quantidade de trabalho doméstico e não têm o mesmo cuidado com os filhos.

A empreendedora Elisângela Barbosa, moradora de Barra Mansa, decidiu se arriscar a abrir um novo negócio durante a pandemia. Em março de 2021, ela abriu uma loja de bolos próxima à sua casa. Porém, ao conquistar esse novo espaço, veio a dificuldade de consolidar seu trabalho com o cuidado com os filhos, que têm estudado através do ensino remoto.

"Foi desafiador abrir um negócio em casa em meio a todo esse caos, mas eu consegui. Porém, nesse momento fica um pouco difícil separar a vida de empreendedora com a de mãe. Optei por manter meu filho mais novo, que ainda está na 6ª série, em casa por segurança, mas confesso que cuidar de casa, da loja e ajudar ele nas atividades da escola não está sendo fácil", explicou Elisângela.

 

Dificuldade no meio de trabalho jornalístico

Durante a pandemia, o jornalismo tem sido essencial para divulgar notícias importantes e verídicas para a população. Em uma recente pesquisa feita pelo Serviço Nacional de Auxílio à Justiça e Cidadania (SENAJ), foi mostrada a dificuldade enfrentada pelas mulheres jornalistas que são mães e também sobre como a sobrecarga da mulher é invisibilizada.

Entretanto, o estudo mostrou que a maioria das jornalistas são contra a volta das aulas presenciais, apesar da complexidade de administrar a jornada de trabalho com a maternidade.

A jornalista Paula Zarth Padilha, dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) – onde em agosto de 2020 ajudou a construir coletivamente uma pesquisa sobre as condições de trabalho das mães jornalistas na pandemia – conta sua perspectiva como mãe e trabalhadora. Paula, que também é mãe solo, relata que a pandemia foi uma grande reviravolta em sua rotina e que não consegue manter a mesma vida de antes.

"Faz dois meses que eu me demiti do meu antigo trabalho, pois em casa eu percebi que eu não estava dando conta das responsabilidades e demandas. Ele era de jornada parcial, era proporcional ao que eu utilizava como complementação de renda por conta da responsabilidade exclusiva que eu tenho com a minha filha", disse.

"Moramos somente eu e ela, então todos os tipos de responsabilidade por ela são minhas. Antes da pandemia eu levava e buscava na escola, ao médico ou em atividades culturais", complementou.

A jornalista ainda ressalta que, nessa nova realidade, é complicado entender que o significado de lar agora é outro.

"Antes toda essa nossa rotina era essencialmente na rua, nossa casa era um dormitório e um ambiente para passarmos o final de semana. Essa foi a mudança estrutural mais drástica. A dimensão da gente passar o tempo todo em casa agora é muito diferente", expressou.

O espaço para mulheres em empresas, no cenário político e em posições de liderança sempre foi pequeno. Desde o último ano, a mulher tem se desdobrado, se reinventado e até mesmo se submetido a injustiças para manter sua renda e reivindicar seu lugar no mercado de trabalho. Porém, isso não é apenas o reflexo da pandemia, mas também as consequências do machismo estrutural em nossa sociedade.






SOS Manas, mulheres para toda obra!

Crédito da imagem/ Caroline Silva

“De tijolo em tijolo se repara o mundo”

 Por Julia Duppré

Gabriela Castro se apresenta como soldadora, eletricista, artista e Fernanda Dias é a empresária a empreendedora da dupla. Com o início da pandemia, o trabalho de recreadora em eventos paralisado, sem previsão de novos contratos, Gabriela mirava o horizonte sem expectativas, até que Fernanda com o seu olhar perspicaz fez uma previsão “já que as pessoas estão dentro de casa, e vendo que ela precisa de reparos, e se montássemos uma empresa para fazer esses tipos de serviços?”. O serviço foi oferecido a amigos próximos, familiares, o primeiro post foi feito e já no seguinte dia tinham 800 curtidas com muitos comentários entusiasmados!

E assim surgiu a “S.O.S Manas” uma empresa que faz qualquer tipo de reparos em casas; elétrica, solda, pintura, montagem de móveis, jardinagem e otras cositas mas. Depois de 7 meses de muito trabalho, a pequena maletinha de ferramentas fomentou a compra do carro que está abastecido de sonhos, para adquirir ferramentas mais robustas e parcerias para o projeto “Reparo Social”, um lembrete para as manas de sua ancestralidade e sua origem pobre, em que mensalmente, atuam com 100% de gratuidade de mão-de-obra para reparo em casa de mulheres pretas. “Se tivéssemos uma parceria com as empresas de material de construção para auxiliar essas mulheres e famílias em vulnerabilidade, conseguiríamos ampliar esse atendimento e proporcionar melhores condições de vida a elas”, sentenciou Gabriela.

“O nosso primeiro post, foi feito em uma época em que ocorreu um feminicídio, e nos pareceu que o olhar sob a nossa prestação de serviço mudou, recebemos mais comentários nos parabenizando, nos acolhendo e nos incentivando a continuar”, avaliou Fernanda. A triste realidade da violenta opressão que esse ideário de sociedade brasileira machista, patriarcal e heteronormativa exerce sobre milhares de indivíduos culminando com a sua morte. Existem situações que as manas vivenciam o olhar atento de muitos homens e algumas mulheres durante o serviço, mas “nós entendemos que como nos colocamos nesse lugar, estamos abertas também para iniciar essa comunicação e mudar os paradigmas. Damos atenção à cliente, fazemos questão de demonstrar o que estamos fazendo, tentando ensinar para elas como serem protagonistas em fazer alguns consertos!”, explicou Gabriela, lembrando que a intenção não é mudar o mundo e sim, acrescentar outras formas de analisar uma situação de desigualdades sem ser deselegante; “tivemos uma situação que a peça que a cliente comprou estava com defeito, e embora insistíssemos com ela, o filho falava que estávamos fazendo errado. Porque tem essa insegurança das pessoas acharem que eu não sei o que estou fazendo! Mas tenho certificados e sou formada em solda e eletricista, mas as vezes parece que isso não basta. Muitos homens que prestam esse serviço nunca colocaram o pé em uma escola, mas recebem mais aceitação do que nós”. “De repente até existe uma retaliação, mas a gente não enxerga isso. Nós queremos trabalhar, fazer o nosso melhor para a nossa cliente e aumentar a nossa rede”, completou Fernanda.

Existe uma preocupação muito grande tanto em preservar as funcionárias da empresa, quanto com a cliente, já que cerca de 90% da clientela é de mulheres, idosas que moram sozinhas. Gabriela disse que antes de ir a casa do cliente, algumas informações são confirmadas e que o serviço prestado só termina quando o local fica limpo. “Agora com o Covid-19 não deixamos de usar a máscara em momento nenhum, muito álcool em gel, a preocupação e o cuidado é tanto que estamos atendendo e não tivemos ninguém da nossa equipe contaminada”, ressaltou Fernanda.

As páginas do Instagram e Facebook já foram atacadas por haters, mas a própria comunidade seguidora do S.OS. Mana aparece para dialogar com posts abusivos. Segundo Fernanda após a publicação de um flyer reafirmando a condição da empresa ser de mulheres pretas, um comentário foi de que “era desnecessário falar que éramos pretas, que isso não implicaria uma diferença”. “A gente até chegou a pensar em responder algo através de nosso post pessoal, mas nem precisou, as manas que nos seguem conseguiram assertivamente consertar a situação de forma pacífica, dialogando”.

A cada atendimento, tem-se a certeza de que paradigmas estão sendo quebrados e cada nova casa vai se consolidando uma grande rede, cujos tijolos são a alegria no olhar dessas manas, a gentileza e atenção com cada detalhe durante a nossa conversa, mas que há a necessidade de fomentar parcerias para conseguir aumentar a estrutura e ajudar mais mulheres a se tornarem, não só donas do lar, mas protagonistas das suas histórias através de sua relação com os problemas de estrutura da casa, disso não há dúvida.  Será que na nossa região existe empresas preocupadas com o social para embarcar nessa jornada de reparar as realidades?


Suzana Guarani fala sobre futebol indígena feminino

Suzana Para’í Guarani:  

“Eu gosto de jogar com as meninas, correr, às vezes a gente escorrega e cai na lama. É paixão pelo futebol!”



Crédito da imagem/arquivo pessoal Suzana Para'í


 Por Mani Ceiba e Alvaro Britto

Flor Pequena do Mar é o significado do seu nome. Suzana Para,í é do povo Guarani, tem 22 anos e mãe de Lucas Tupã, de seis anos de idade. Mora na aldeia ‘Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã’ (Mata Verde Bonita em guarani), localizada há sete anos no bairro São José de Imbassaí, município de Maricá, região litorânea do Rio de Janeiro, onde habitam atualmente 120 indígenas. 

Suzana foi entrevistada na tarde do dia 9 de junho, de forma virtual devido à pandemia. O assunto era a prática do futebol feminino pelas mulheres indígenas, mas como boa prosa, o tema foi bem mais abrangente e cheio de informações. 

Joga mulher com mulher, com homem. O juiz é um homem porque nós mulheres queremos mesmo jogar e não apitar. Mas poderia ser mulher”

Essa paixão pelo futebol não é só da Aldeia Mata Verde Bonita nem apenas do povo Guarani.  Há vários torneios oficiais disputados por inúmeros povos indígenas em regiões de todo o Brasil. No Xingu, maior parque indígena do país, por exemplo, toda aldeia indígena possui ao menos um campo de futebol, independentemente de seu tamanho ou etnia. E na maioria delas, existe um campo de futebol apenas para as mulheres, que jogam todos os dias. As mulheres sempre tiveram participação importante no desenvolvimento das sociedades indígenas, e no futebol não é diferente, tendo os times femininos grande popularidade. 

Estudos comprovam que as origens do chamado “velho esporte bretão” estão longe da Inglaterra. Os britânicos apenas criaram no século XIX as principais regras atuais do futebol, que vem sendo praticado há muitos séculos antes de chegar à Europa. Na China, registros indicam que o pontapé inicial foi dado há mais de 2,5 mil anos. Já na América, o jogo de bola mesoamericano era praticado ao longo de mais de 3.000 anos por povos como os Astecas e mais tarde os Maias. Na Amazônia, há relatos de que etnias já desaparecidas praticavam o jogo de bola com os pés antes da invasão dos colonizadores.



“Desde pequena a gente já começa a jogar. Tenho duas irmãs de 6 e 8 anos, elas já começaram, querem jogar com as mais velhas, mas eu não deixo ainda”

Suzana Para,í joga como zagueira no time de futebol feminino da aldeia. Suas irmãs de 6 e 8 anos também já começaram. Querem jogar com as mais velhas, mas Suzana só deixa com as pequenas.  Ela disse que há uniformes nas cores rosa e azul, “mas usamos misturados e às vezes pegamos emprestado os azuis dos meninos”. 

Na aldeia Mata Verde Bonita há dois campos, um grande e outro pequeno para treinos de dois times de seis jogadoras cada. As traves do gol são de bambu e a duração dos jogos femininos é de 45 minutos.  O técnico do time é um indígena da própria aldeia. Mesmo os indígenas que não jogam assistem e torcem para os times, principalmente nos jogos ou treinamentos que acontecem no sábado ou domingo.  


“Temos jogos indígenas em abril, todos os anos. Vêm povos diferentes de muitas aldeias, de vários estados do Brasil. Vêm de ônibus. Meninos, meninas para jogar, arco-flecha, corrida de tora. É muito bom!”

Os jogos indígenas realizados anualmente em Maricá estão suspensos desde 2020 devido à Pandemia. Eles são organizados diretamente pelos caciques das aldeias que entram em contato e convidam os outros povos. Normalmente participam, além dos Guaranis, aldeias de Pataxós e Fulniôs do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e do Nordeste.  A expectativa é grande para o retorno dos jogos após o fim do isolamento social.

Suzana Para,í é torcedora do Flamengo. E, segundo ela, a grande maioria dos indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita também é adepta do rubro-negro carioca. Eles costumam assistir os jogos e torcerem juntos pelo Flamengo. Suzana disse que a maioria dos meninos, e também das meninas, sonha em ser jogador de futebol profissional. “Não só aqui, mas também nas outras aldeias. Eu jogo porque gosto muito mesmo, mas tenho outros planos”, afirmou a indígena guarani.  


“Nasci na aldeia Araponga em Paraty. Mudamos pra Camboinhas, em Niterói, quando tinha uns 7 ou 8 anos e depois viemos para cá”

A Aldeia foi criada há sete anos em uma área de 93 hectares doada pela Prefeitura de Maricá, que envia um caminhão pipa duas vezes por semana para a suprir o abastecimento de água potável da aldeia. “Para lavar as coisas e tomar banho, usamos água do poço”, informou Suzana.  Ela contou ainda sobre a existência de plantações de mandioca, milho, abóbora e banana, além da criação de animais e também a produção e comercialização de artesanato.

Há uma escola municipal na aldeia indígena para os que cursam o ensino fundamental de primeira à quinta série (os professores também ensinam a língua guarani). As séries seguintes são oferecidas em outras escolas fora da aldeia.  


“Aqui não aconteceu nada de grave na pandemia. Nós nos isolamos totalmente. Temos os mais velhos e queremos protegê-los porque ainda têm muita sabedoria para passar pra gente”

Todos os indígenas foram imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas mesmo assim a aldeia está fechada para visitas. Com isso, a venda de artesanato tem sido prejudicada. 

“Somos privilegiados aqui na nossa aldeia. Não corremos o risco de ser expulsos ou invadidos, somos protegidos por Nhanderu (Deus). Mas não é assim em todas. Muitas aldeias passam dificuldades. Passam fome. Eu visito outras aldeias, a gente faz doações. Porque temos que ter amor e proteger a todos os povos”, afirmou Suzana Para,í.

“Quero ser advogada para defender meu povo e todos os povos indígenas. Tô terminando meus estudos e depois vou fazer Direito”

Suzana costuma visitar outras aldeias, onde representa a sua. “Por causa disso, sou considerada uma jovem liderança”, revelou a indígena. E história familiar é que não falta. Sua tia Jurema Nunes Guarani é a atual cacique da aldeia, cargo que ocupa há dois anos, enquanto seu pai, que é professor, também já foi cacique da Mata Verde Bonita. 

E não é só. A atuação política também está nos planos de Suzana Para,í. Na eleição municipal de 2020, foi a primeira candidata indígena de Maricá, concorrendo ao cargo de vereadora pelo PDT.   Não conseguiu a vitória mas não desistiu. “Eu acho muito importante indígenas lutarem nesses espaços também”, defendeu a jovem guarani. 





Mais uma reportagem com uma entrevista explosiva onde o Pavio Curto abraça a pauta indígena, não para falar ou contar histórias de indígenas, mas para ouvi-los como protagonistas que são. A essência dessa reportagem é mostrar como os jogos são uma tradição indígena e o futebol como uma paixão dessa tradição é levada a sério por homens e mulheres da aldeia. Mulheres jogadoras de futebol na aldeia são respeitadas e gostam muito dessa prática.


quarta-feira, 16 de junho de 2021

A arte em quarentena

 

Crédito das fotos/arquivo pessoal dos artistas


A criação artística em tempos de COVID-19 seguiu novos caminhos para continuar ativa

Por Caio Ribeiro e Letícia de Souza 

A pandemia de COVID-19 mudou a rotina de todos e, no meio artístico, não foi diferente. O setor cultural que abrange diversas manifestações artísticas – como a dança, a pintura, o teatro e o cinema, por exemplo – teve que se reinventar e adaptar-se à nova realidade. Para muitos profissionais, a internet tornou-se uma saída em meio as regras de distanciamento social, pois possibilitou que os trabalhos fossem apresentados ao público virtualmente. Hoje, seja por opção própria ou não, alguns profissionais ainda atuam de forma remota por meio das plataformas digitais, e suas produções, oferecidas em novos formatos. 

Pelo computador

Desde o início da pandemia, os artistas têm tido dificuldade para elaborar suas produções e levá-las até o público. O mundo digital tornou-se o único meio de dar continuidade aos trabalhos. É o caso de Mani Ceiba, moradora de Visconde de Mauá que trabalha com artes visuais há cerca de 20 anos. A artista plástica conta que seu trabalho foi afetado diretamente pelo cenário atual. “Eu participava de feiras de arte e tinha algumas lojas que vendiam peças, mas em virtude da pandemia, as feiras e as lojas fecharam. Apenas algumas voltaram a funcionar, mas ficam distantes e a entrega se torna mais difícil”, diz a artista. 

Mani também possui um ateliê em cerâmica, mas o trabalho foi paralisado devido à falta de retorno financeiro durante esse período. “Foi preciso deixar essa atividade, as queimas no forno de cerâmica gastam um botijão de gás por queima e, além disso, o ateliê tinha visitação para a venda das peças. O investimento em todo o processo durante a pandemia não compensa. Meu retorno financeiro torna-se bem menor, pois são as produções que possuem maior valor", afirma a profissional.

Em meio a situação atual, a artista passou a se dedicar mais às ilustrações digitais. Mani ressalta que o mundo virtual facilitou a distribuições dos materiais visuais. “Foi a melhor saída. É a maneira mais viável por envolver gastos menores, agilidade de entrega e a facilidade de fazer em casa. Antes, não me dedicava tanto a esse formato, mas nesse período foi necessário me adaptar”, comenta Mani. 

Longe do público

Cantora, compositora e multi-instrumentista autodidata. Samara Segades é uma artista independente, moradora de Cariacica (ES) e, assim como outras pessoas que atuam no meio musical, teve suas produções afetadas pela pandemia. A musicista diz que precisou recorrer aos meios virtuais para realizar suas apresentações. “Foi necessário levar a arte para o público, mas sem aglomerar. As lives foram o caminho para divulgar meu trabalho como cantora, que antes era feito por meio de shows e festivais em lugares pequenos”, conta a artista. 

Samara destaca que, mesmo diante do isolamento, pode alcançar um público maior em virtude das transmissões ao vivo que realizou pela internet durante esse período. “Com as lives, foi possível mostrar meu trabalho com mais amplitude. Só divulgava as atrações pelo Facebook e presencialmente, mas agora, “ao vivo” no Instagram e por meio das postagens no IGTV pude alcançar mais pessoas”, diz a cantora. 

Para a artista, a renda obtida por meio da música não é suficiente e, por isso, desenvolve atividades em outros campos para obter retorno financeiro. “A música não traz um sustento total, por essa razão, preciso de dedicar a outros trabalhos. Atuo como faxineira, leciono aulas particulares de filosofia e ensino religioso e, também, multiplico meu conhecimento com os instrumentos para quem deseja aprender. A internet tem me ajudado com o PicPay – aplicativo utilizado para obter doações em lives – mas não é o bastante”, ressalta. 

Mesmo após a pandemia, a artista diz que pretende dar continuidade aos novos formatos que ofereceu durante esse cenário. “Pretendo continuar com as lives. Minha intenção é, depois da pandemia, fazer as transmissões ao vivo dos shows presenciais por meio das minhas redes sociais”, conclui Samara.

Sentindo na pele

Alice Moura, de 25 anos, vive em Resende (RJ) e é tatuadora. Durante a pandemia, a artista precisou se reinventar para dar continuidade ao seu ofício - atividade arriscada para se exercer em um período no qual o distanciamento social se faz necessário, já que exige contato corporal direto com o cliente por até dez horas, dependendo do desenho. “Começamos a trabalhar com sistema de sinal, onde as pessoas pagam uma porcentagem adiantada para a criação de desenho exclusivos, e quando as coisas melhorassem, poderiam tatuar e pagar o restante”, conta a artista que mantém um estúdio de tatuagem, o Wonder Ink, com a noiva.

“Fazíamos videochamadas para conversar sobre a criação das artes com os clientes. Mas chegou um momento em que não era mais viável esperar as coisas melhorarem muito. As pessoas estavam ficando impacientes com o dinheiro já gasto e tivemos que retornar às atividades, com todas as restrições e cuidados possíveis. Hoje trabalhamos apenas com hora marcada e sem aglomerações dentro do estúdio”, completa.

Além das dificuldades geradas pelo distanciamento social, Alice ainda se deparou com mais um problema para exercer sua arte na pandemia: o aumento do valor dos materiais utilizados nos procedimentos das tatuagens. “Os valores dos materiais médicos básicos que preciso, como luvas, máscaras, aventais e produtos de higiene hospitalar, que aumentaram mais de 100%”, afirma.

Por isso, a tatuadora também acabou sentindo o impacto da pandemia em questões financeiras. Diante disso, Alice espera que a crise da gerada pela COVID-19 se encerre para recuperar o prejuízo. “Com os preços dos mantimentos lá em cima, estamos lutando para manter uma rotatividade de clientes e conseguir bancar as contas. A esperança é que melhore de novo logo”, finaliza.