segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Entrevista – Arte e artistas

 Por Mani Ceiba*

O que é ser artista? Pergunta complicada, essa definição pode ter muitas variações e seu conceito está diretamente ligado ao conceito de arte, igualmente controverso e variável. A tentativa de enquadrar o que se entende por artista e arte, dentro de parâmetros fixos e de valor universal é sempre falha e insuficiente. 

Eu vejo um desenho na asa de uma borboleta e vejo arte e quem me vê olhando a borboleta pode estar vendo a arte de ver a vida. Como dizer que respirar não é uma arte? Como dizer que uma senhora que faz um buquê de flores silvestres não é uma artista? Quem decidiu o que é arte? 

Quando recebi o primeiro convite do Pavio Curto de cara já disse: “Quero divulgar arte!  Quero ir atrás da arte onde não se vê e das que se vê também. Quero ouvir o artista que faz rede de pesca, quero ouvir a senhora que encanta com seus versos enquanto lava roupa. Quero a pintura que encanta numa moldura chique, mas quero a arte que pulsa e respira junto com quem nem sabe que é um artista.”

Essa é a proposta dessas conversas em forma de entrevista. Primeiro é um prazer pessoal estar com artistas e suas expressões artísticas. E depois, levar sua forma de ver e sentir o mundo também é muito especial para mim.

Hoje é dia de falar com Daniel Ribeiro, artista, proprietário de restaurante, educador, que além de vários quadros já expostos mundo afora, podemos ver muito do seu trabalho em murais pintados por toda a região de Visconde de Mauá. 

Para quem conhece ou pretende subir a serra, observe vários muros de estabelecimentos comerciais com desenhos lindos e muito representativos e verá o trabalho do Daniel embelezando ainda mais esse lugar. E para quem quiser experimentar as pizzas famosas do Daniel, o seu atual restaurante, Food sem Truque está ao lado do campo de futebol da vila de Visconde de Mauá. 

Nessa época, nessa vila de Resende-RJ, cravada na serra da Mantiqueira, chove muito. E essa entrevista foi numa típica tarde de chuva. 

A Casa Beatles, um bar temático de muito bom gosto, nos cedeu a área externa para essa conversa. Enquanto estávamos nesse bate-papo, ao fundo muita chuva, jazz, mpb e rock nacional rolavam em ensaios onde o proprietário Leandro Souto Maior dava aulas para crianças locais e ensaiava com sua banda.

Daniel é morador há mais de 15 anos na região. Sua primeira formação foi em comunicação social, na área de publicidade, e depois se dedicou à educação. Trabalhou como professor de português e capacitação de professores.


“Publicidade aconteceu por essa aptidão ao desenho, as artes visuais. Mas fui trabalhar rápido com a educação. Porque o que eu aprendi na publicidade, essa coisa de influenciar as pessoas ao consumo de coisas supérfluas e idiotas e fazerem elas serem indispensáveis pelo valor dado, também poderia ser feito dentro da educação criando assim algo positivo. Trabalhei mais de dez anos com capacitação para os professores na Fundação Roberto Marinho, PUC, Cederj...  

Vim para Mauá para ter uma melhor qualidade de vida, estar perto da natureza, não para ter uma vida social. Contudo aqui em Mauá, estou em meu 11° Bar! Atualmente o FOOD SEM TRUCK. “

Mas isso não dá um envolvimento social?

“Sim. Um certo envolvimento social. Porém você não precisa participar de tudo. Você fica atrás do balcão, fingindo ser invisível. Isso também é legal, porque te dá uma visão diferente, de observador. Fazer um diagnóstico melhor da noite, dos clientes. Ser o cara que está atrás do balcão e ao mesmo tempo ser o cara que está colocando a exposição na parede. Sem que as pessoas saibam que aquele invisível é o artista.”

Quando começou a desenhar?

“Sempre desenhei. Desde pequeno. Sempre fui o desenhista da escola. Mas nunca quis esse rótulo de artista. Desenho e pinto desde guri, lido bem com isso sem precisar ter uma proposta sempre. Sem precisar ter sempre um engajamento. 

Você não acredita que a arte está vinculada a um engajamento ou posicionamento?

“Eu acredito que a arte hoje é muito rotulada. No momento que se é um artista você tem que ter um posicionamento. Você tem que ter uma obra, uma exposição, um currículo e esquece a ARTE. A minha arte tem tudo isso, mas naturalmente. Eu não quero levantar nenhuma bandeira, mas ao mesmo tempo eu tô levando várias bandeiras com minhas temáticas, com minhas propostas sem a obrigação de nada. Que as pessoas observem ali na arte. Eu não gosto da obrigação que o cara tem que ter bienal e prêmios.

Mas não consigo ficar de boca fechada. Eu chamo para propaganda do restaurante uma questão política que foi o assunto da semana. Tem uma exposição eu corro e faço algo que transmite a minha indignação. Mas aí é uma questão minha. Sinto que é uma luta meio perdida.

A arte é um conceito primitivo, antigo, ligado a magia, como o ser humano se relacionava com os mistérios e acabou que a arte virou uma questão técnica e você precisa se encaixar em uma escola específica. “

Artistas que admira?

“Gosto do Gauguin.  Ser reconhecido como um grande artista e ao mesmo o que ele preferia era as Filipinas e o primitivismo. A loucura do Van Gogh. “


Na sua opinião existe uma comunicação real artística cultural entre o povo local e o turismo atual?


“Não. Não existe essa comunicação. Não tem esse roteiro. Não tem essa valorização. São pequenos nichos que não se comunicam. E o público que está vindo pra cá também não tem uma educação, uma cultura artística, um interesse nesses movimentos. Mas eles veem masterchef e vão falar de textura, de acidez e fazer críticas e olhar pra sua arte e dizer que já fez oficina disso ou tem um primo que faz.”

Redes Sociais, se preocupa com isso na divulgação da sua arte?

“Não, rsrsrs. Meu trabalho é no boca-a-boca. As pessoas veem os murais ou me veem pintado na rua, pega o telefone. Lugar pequeno tem essa vantagem. Agora estou um pouco mais atento por causa do bar Food sem truque, para divulgar o bar, as pessoas pedem e eu não tenho. 

Acredito que a internet é o selo apocalíptico que foi aberto e temos que lidar com ela. Sempre existiu a discussão do que é arte, arte conceitual, arte pela arte e se as redes podem mostrar e se tem gente querendo ver é perfeito, maravilhoso. 

A internet propiciou mais espaço para mostrar sua arte. Hoje tem esse espaço.

Na minha arte eu acredito na forma natural e orgânica de ser transmitida. Vir morar aqui simboliza isso também, para mim. A ideia é não se abrir pro mundo. Caso quisesse isso, ficava em cidade grande. Vir pra cá é querer sossego. Uma rotina de trabalho que seja tranquila. Divulgar muito, traz demandas, preocupações e prazos. 

Esbarram na minha arte e entram em contato. Vários tipos de pessoas. Fazendeiros, donos de pousadas e restaurantes. Pessoal que trabalha com mel, com bares de noite... público bem diversificado. “

A arte fora de galeria. Na rua como em murais, qual a importância para você?

“Deixa o virtuoso e as técnicas para os centros culturais e galerias que são importantes para quem quer discutir isso. Mas tem a rua, a vida, as atitudes e forma como se enxerga a vida e isso também é arte. Agora onde você deposita isso, em termos de produção e produto final, onde vai comercializar isso aí já é escolha e questão de mercado. “


O que está produzindo nesse momento?

“Estou pintando uma igreja. Uma capela amarela lá no Campo Alegre. Tem mais de 100 anos de idade. E eu sempre quis pintar fundo de altar. Arte sacra. “

Por que sempre quis pintar arte sacra?

“Porque é uma forma de eternizar sua arte. É uma chance de trabalhar aquela metáfora, aquela simbologia de acordo com sua ótica. 

Essa capela por exemplo, tem a minha visão do sagrado coração de Jesus. Escapei da mitologia medieval, coloquei o coração como se fosse um girassol. Uma referência a Mitra, sacrificando um boi. Aqui tem muito pastos. Uma parte dos anjos guardiões caídos. “

Você é um religioso?

“Acredito que o universo é um lugar muito misterioso. O ser humano é uma criatura muito misteriosa. Tudo que ele não sabe o que é, ele cria algo para preencher esses mistérios que ao meu ver deveriam continuar misteriosos. 

Acho fundamental você acreditar no insondável e de pelo menos acreditar que é possível. 

Existe tanta coisa que é invisível e existe mais que o visível, por que não pode ser possível aquilo que você consegue imaginar e criar?”

Ok! E você não sente vontade de registrar isso e divulgar?

“Não. Sinto vontade de fazer. As pessoas vão registrar e divulgar se quiserem. Minha vontade era fazer.  Mas acho as redes sociais importantes no mundo de hoje. Fundamental para pessoas que querem se lançar, que tem coisas para dizer e divulgar suas ideias. 

Você tem desapego com sua obra?

“Total! Podem passar a mão de cal por cima rsrs... Inclusive no bar tem uma exposição com um cartaz – MAMÃES E PAPAIS AS CRIANÇAS PODEM TOCAR. As pinturas tem que ter mais cuidado, mas muitas obras são feitas pra cair, para quebrar, para sentir. 

Painel e mural é isso né! Você pinta, mas está exposto a tudo, intempéries, pintarem por cima, eu não assino mural... Minha vontade mesmo nos quadros era assinar atrás. Assino por uma questão de mercado, para poder vender.”


Como você vê a arte e os artistas locais?

“Como eu já conheço aqui há um certo tempo. Eu fui vendo como a coisa foi se transformando. O lugar hoje vive esse clichê de ter que ser um lugar de artista como foi no passado. Eu conheci aqui no passado, poetas, músicos e pintores...

Existe uma imagem de um lugar alternativo, uma ideia que aqui vai se encontrar uma rodinha de violão na esquina. Não é mais assim. Aqui o turismo é encomendado, fechado com a pousada. O direcionamento é comercial mesmo. Não sei nem mesmo até que ponto existe espaço para essa arte mais espontânea. Embora ela tenta sobreviver do seu jeito. Existe uma resistência cultural nesse sentido. Existe a folia de Reis, existe a escultura orgânica do Jorge Brito, existe a resistência do centro Cultural de Mauá, mas está acabando. “

Está se perdendo a valorização da arte? Como você sente a identidade cultural local?

“A região não tem valorizado suas raízes. E não tem identidade cultural até pelo pouco tempo que o ser humano chegou aqui. Quando alguém fala sobre resgatar a cultura local eu penso – Que cultura? Aqui tem só 300 anos de presença humana com os puris, 200 anos de aldeia, 100 anos de município, não deu tempo! Tá em processo de construção. Todo a cultura aqui veio como folclore. Porque país de primeiro mundo tem mito de criação e cultura. País de terceiro mundo tem folclore, não chamavam nem de cultura. É folclore e lenda. 

Como resgatar aquilo que não tem. Acredito que as pessoas que poderiam ser as verdadeiras detentoras da cultura local estão morrendo e não estão contando sua história.

Não vejo as pessoas que estão gerando o turismo na região atentas a isso. “

Você não vê resistência local?

“Não, não vejo. Para ter resistência, precisa se ver como algo. Precisa ter uma identidade e as pessoas não se enxergam. Elas querem ver uma identidade na música que vem de fora, na moda de fora...

Como educador, que é um trabalho de formiguinha, aos poucos, chamando para o diálogo, eu vi em uma eleição o trabalho de 30 anos indo por água abaixo. Isso causa um certo desânimo. E não vejo a renovação nas próximas gerações. Vejo a garotada aqui muito perdida.”

Tem vontade de voltar a dar aula?

Tenho sim. Professor mesmo... mudar o mundo através da educação. Eu me vejo como educador. Eu me vejo como artista. Só não gosto do rótulo. 

Projeção do futuro?

“Complicado hein... Apesar que Daniel é nome de profeta rsrsrs!!

Eu acho que as pessoas hoje estão querendo cozinha com aço escovado, tudo padrão. Arte conceitual. Não importa se sua arte é genuína, verdadeira, forte, autêntica. 

Acredito que o ideal para um lugar seria se todos pudessem ser ouvidos. “

Mas você vê a gente caminhando para isso?

“Não... vejo a gente caminhando para o padronizado. Grama sintética, cozinha azulejada, obras em final de mandato... É isso.”

Você se enxerga nesse lugar?

Não. Me vejo indo mais para dentro do mato. Campo Alegre, Bagagem, Santo Antônio... vamos entrando e interiorizando. É natural na minha arte como resistência, mas não como intenção. É natural a gente lutar porque dói e tem doido muito.” 

* Mani Ceiba (Fernanda Vaz) é desenhista, ilustradora, ceramista. Artista plástica formada pela EPA e faz bacharelado em artes visuais. Faz parte do coletivo Pavio Curto. Membro da direção do grupo de artes borboletadágua.

Sem comentários:

Enviar um comentário